
Ainda segundo Frankle Rafael, a avaliação geral das ações do Programa Mais Educação são consideradas positivas, apesar das dificuldades e desafios na implantação e execução do mesmo, vencidas com muito trabalho, persistência, esforço e dedicação de toda a equipe participante, composta por gestores, técnicos, monitores, alunos, pais de alunos. “Esse relatório é um resumo de todas as ações do Mais Educação executadas em 26 unidades escolares municipais de Timon que servirá de referencial para a elaboração do plano de ação do programa que será consolidado em 2012”, acrescentou Frankle Rafael.
Além de apresentação dos resultados gerais do Mais Educação, a reunião serviu para tirar dúvidas e esclarecer os gestores sobre a prestação de conta e reprogramação dos recuros do ano de 2011 para as ações do programa em 2012, segundo o contador Jurandir Soares, do Setor de Prestação de Conta do PDE, PDDE e Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação, as 26 unidades de ensino que executaram o programa no passado tem que prestar conta de todos os recursos utilizados, até no máximo dia 06/02, para que a Secretaria possa reprogramar o recurso que não foi utilizado e dá continuidade ao programa neste ano.
Os novos Diretores receberam as orientações básicas de como fazer o cadastramento no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - Simec. De acordo com Fabiano Cerqueira, Técnico responsável pelo monitoramento do sistema, as unidades de ensino tem prazo de até 15 de fevereiro para informar o número de alunos a serem atendidos e escolher as atividades a serem desenvolvidas em 2012.
O Programa
O Mais Educação objetiva promover a qualidade da educação e contribuir para a consolidação do direito de aprender e da ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral e integrada (carga horária de 7 hora diárias), através de atividades sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino, tornando as escolas mais atrativas e consequentemente, diminuindo a repetência e evasão escolar. Em Timon mais de seis mil alunos do Sistema Municipal de Educação foram beneficiados com o Mais Educação, foram desenvolvidos seis macrocampos e um total de trinta atividades, como, letramento, matemática, canto coral, judô, banda fanfarra, taekwondo, teatro, horta escolar, rádio escolar, entre outras.
Por Azarias Oliveira Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário