sábado, 24 de dezembro de 2011

Programa Mais Educação homenageia Timon com espetáculo natalino

O Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Timon encerrou as atividades de 2011 com apresentação do “Coral UNICANTO”, grupo formado por alunos desse programa das unidades de ensino municipal: Escola João Reis, Educandário Santa Clara, Colégio Nossa Senhora das Dores, U.E Prof. Darcy Ribeiro e U.E XV de Agosto. Com um ideal de uma educação pública de qualidade e democrática, o Mais Educação vem contribuindo com a inclusão cultural de crianças, adolescentes e jovens timonenses, ao valorizar e resgatar a cultura local, através da arte, esporte, música, comunicação, dança.
O evento contou com a presença da Prefeita Municipal de Timon, Profª Socorro Waquim e sua equipe de Governo, da Diretora do Departamento de Ensino, Profª Maria Raimunda – representando a Secretária Municipal de Educação, Profª Suely Mendes, da Coordenação do Programa Mais Educação de Timon, Profº Frankle Rafael e Profª Maria Marcolina, dos Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, de Gestores e Alunos das Unidades de Ensino Municipal, Técnicos e Monitores do Programa Mais Educação, Poeta timonense Barripi, de Pais de alunos e da comunidade em geral.
O Coral formado por alunos das escolas públicas municipais se apresentou no adro da Igreja São José, no centro da cidade, na quinta – feira (22/12), dia do aniversário de 121 anos de Timon, uma data muito especial para todos os timonenses. O Coral iniciou a apresentação cantando “os Hinos Nacional e Municipal, com a participação da Banda 3 de Setembro”, em seguida ocorreu a dramatização da 1º apresentação cênica: o Anúncio do nascimento de Jesus, seguida pela música “Para não ser triste”, logo após ocorreu a 2º apresentação cênica: o nascimento de Jesus, seguida pelas músicas “Então é Natal” e “Depende de Nós”. A 3º apresentação cênica foi: Aparição do anjo aos pastores de Belém, seguida pela música “Noite Feliz”. No final os alunos cantaram a música “Novo Tempo” e dedicaram a canção para Prefeita de Timon, Profª Socorro Waquim, que agradeceu a todos pelo belo espetáculo e desejou um feliz natal e um ano novo de muita paz, saúde e realizações para os timonenses, ao fim foi cantado por todos os presentes, ao ritmo do olodum, puxado pela Banda 3 de Setembro os parabéns para o município de Timon.
O “Coral UNICANTO” é fruto do Projeto UNICANT – União de Crianças Cantando para Timon, que surgiu da necessidade de divulgação, valorização e regaste dos valores culturais e históricos da cidade de Timon. É uma iniciativa da Coordenação do Programa Mais Educação de Timon, juntamente com os Técnicos e Monitores das atividades de Canto Coral e Banda Fanfarra, com a participação especial da Banda timonense 03 de Setembro.
“Essa cantata natalina é um homenagem de todos nós (Coordenação, Diretores, Técnicos, Monitores, Alunos), para nossa amada Timon, que hoje faz 121 anos de história que nos enche de orgulho, todos estão de parabéns pelo belíssimo espetáculo apresentado, sabemos o quanto foi desafiador e trabalhoso executar o projeto, mas graças a Deus e ao empenho, esforço e dedicação dos monitores e técnicos deu tudo certo”. Frisou o Frankle Rafael, Coordenador do Programa Mais Educação de Timon.     
Nossos agradecimentos especiais aqueles que idealizaram, acreditaram e realizaram o projeto UNICANT: Profª Suely Mendes, Profª Maria Raimunda, Professoras: Josélia Binacet, Leila Elias, Márcia Rodrigues, Rosa Maria, Zaldenir Broxado - Gestores, Evalece Sousa, Helany Nascimento, Márcia Fernanda, Marliete de Sousa, Rejane Ferreira, Denilson Ribeiro, Glaydson Wesley, Maria Luziane, James Wilton, Joel Xavier, José Wytalo, Ruan Alexandre, Júnior Moraes, Luciana Oliveira, Maria Marcolina, Frankle Rafael, Banda 3 de Setembro, Monitores, Pais e Familiares dos alunos,  e principalmente as 120 crianças e adolescentes participantes do projeto. 

TIMON: 121 ANOS DE HISTÓRIA

TIMON: PASSADO E PRESENTE


TIMON, jovem município maranhense, Portal de Entrada do Maranhão, se destaca por suas belezas naturais e suas riquezas religiosas e culturais.
Com um área de 1.743 Km2 e uma população de 155.460 habitantes, segundo o Censo do IBGE / 2010, esse município que já foi considerado apenas um bairro da vizinha cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, nos últimos 7 anos vem ganhando notoriedade, devido ao seu desenvolvimento econômico, social e principalmente cultural, traço marcante de sua história e sua gente.
Hoje, 22 de dezembro, completa 121 anos de uma história, que orgulha o teu povo e tua gente e exalta o Maranhão.
Muitos são os desafios que tens pela frente, mas temos que concordar, mudaste completamente, graças ao empenho, esforço e trabalho da Prefeita Profa Socorro Waquim, com apoio do Deputado Federal Sétimo Waquim.
E para encerrar, quero aqui registrar: quem viveu até aqui, hoje pode comparar, teu passado com teu presente e até adivinhar o futuro que virá. E para comemorar, essa data especial, o Programa Mais Educação te homenageara, com canções alegres e diferentes. 
Parabéns Timon pelos seus 121 anos.
Uma cidade em desenvolvimento.
Frankle Rafael Lima Oliveira.