quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um quinto dos jovens brasileiros está fora da escola, diz Unicef


Em seu primeiro relatório sobre a situação dos adolescentes brasileiros, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (30) que 20% dos jovens entre 15 e 17 anos de idade estão fora da escola, em uma faixa etária que abrange quase todo o ensino médio. Já entre as crianças entre 6 e 14 anos de idade vivem situação bem menos crítica, com menos de 3% sem estudar. O documento leva em conta a evolução dos indicadores sociais entre 2004 e 2009, com foco na população de 21 milhões de pessoas – o equivalente a 11% da população brasileira – entre 12 e 18 anos. De acordo com o Unicef, esse retrato é único porque “as projeções demográficas mostram que o Brasil não voltará a ter uma participação percentual tão significativa dos adolescentes no total da população”.

A representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, e de seu futuro sucessor, Gary Stahl, sugeriram que o governo federal monte um plano específico no Plano Nacional de Educação para os adolescentes fora da escola, para os que correm risco de desistirem e para os retidos no ensino fundamental. A entidade também cobrou a produção de dados, estatísticas e informações sobre o grupo de 12 a 17 anos de idade. A entidade ligada à ONU informou que dos dez indicadores avaliados entre 2004 e 2009, oito tiveram avanços, mas o de extrema pobreza retrocedeu e o de homicídios “manteve-se estável em um patamar preocupante” no ano retrasado. A taxa de mortalidade de jovens de 15 a 19 anos era de 43,2 para cada 100 mil, enquanto a média geral era de 20 homicídios/100 mil.

Questão racial
O relatório também indicou que um adolescente negro tem quase quatro vezes mais risco de ser morto que um branco. Um jovem indígena tem o triplo de chances de ser analfabeto que os adolescentes em geral. “Nós estamos aqui para desconstruir um preconceito”, disse Poirier, do Unicef. “Queremos propor um novo olhar, que reconheça que os adolescentes são um grupo em si. Não são crianças grandes, nem futuros adultos. São sujeitos, com direitos específicos.”Com base nisso, o Unicef também sugeriu “o fortalecimento das políticas públicas universais com foco específico na adolescência e um foco ainda mais específico nos adolescentes mais desfavorecidos (adolescentes afro-brasileiros, indígenas, adolescentes com deficiência e aqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades, no Semiárido e na Amazônia)”.

 Fonte: Uol

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESCOLA TIA RITA DESENVOLVE PROJETO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA.


FOI REALIZADO NO ÚLTIMO DIA (25/11) NA ESCOLA TIA RITA, O PROJETO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA ESCOLA. A FINALIDADE DO PROJETO É CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO ESCLARECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CONTROLE DO PESO CORPORAL E PARA OS BENEFÍCIOS DA SAÚDE. A ESCOLHA DO TEMA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER E REFLETIR O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O SER HUMANO. 

DURANTE O EVENTO FORAM PROFERIDAS DUAS PALESTRAS: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE E SEDENTARISMO: A CAUSA Nº 1 DE DOENÇAS, PELAS MONITORAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, JOSELINA MESQUITA DA COSTA E LÍVIA LIMA DE ALENCAR, RESPECTIVAMENTE. 

Monitora Joselina M. da Costa falando sobre a importância da atividade física para a saúde.
Monitora Lívia L. de Alencar, explicando os maleficios do sedentarismo para nossa saúde. 
ALÉM DAS PALESTRAS FORAM REALIZADAS AULA DE GINÁSTICA, AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL, GLICEMIA, IMC, ENTRE OUTRAS. O EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, PROFESSOR FRANKLE RAFAEL LIMA OLIVEIRA, PROFESSORA MARIA MARCOLINA FERNANDES DA SILVA, DOS PAIS, PROFESSORES, ALUNOS, MONITORES DO PROGRAMA.   

Profissional da saúde aferido pressão arterial de uma mãe participante do evento.
 A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO FICOU POR CONTA DOS MONITORES E PELA TÉCNICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – PROFESSORA ANGELITA R. DA SILVA, JUNTAMENTE COM A GESTÃO - PROFESSORA IRACEMA ALENCAR, TODO CORPO DOCENTE, DISCENTE E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA, COM APOIO DOS PAIS E DE TODA COMUNIDADE. CONFIRA MAIS FOTOS ABAIXO:

MAIS FOTOS:


Preservar a Natureza, através do Consumo Consciente
e Racional de Energia. A Escola Tia Rita participa do PROCEL.
Técnica do Programa Mais Educação - Professora Angelita R.
da Silva falando sobre os avanços do programa. Professora
Iracema Alencar - Diretora Titular (a direita).


Comunidade Escolar: Pais e Alunos da Escola Tia Rita
prestigiando o evento.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Secretaria de Educação de Timon oferece Capacitação para Monitores e Técnicos do Programa Mais Educação.

Foi realizada no dia 08 de novembro de 2011, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, a II Formação Continuada para Monitores e Técnicos do Programa Mais Educação. A capacitação de Monitores e Técnicos é uma ação prevista no Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria Municipal de Educação de Timon – SEMED e tem como objetivo a formação humana e profissional dos educadores que atuam nesse programa no município.


O evento contou com a presença da Secretária de Educação de Timon, Professora Suely Mendes, da Diretora do Departamento de Ensino, Professora Maria Raimunda, da Coordenação do Programa Mais Educação da SEMED, Professor Frankle Rafael, Professora Edna Barbosa, Professora Maria Marcolina e Professora Maria da Cruz, do Coordenador Municipal de Juventude de Timon, Eduardo Santos, dos Assessores de Planejamento da SEMED, Professor Joaquim Lourenço e Professora Maria Angélica, da Chefe da Divisão de Registro e Inspeção Escolar da SEMED Professora Lurdinha Atanásio e Equipe, além dos  Gestores e Alunos das Unidades de Ensino Municipal contempladas com o Mais Educação.

Da esquerda para direita (Professor Benedilson Alves Ferreira, Professora Maria Angélica, Professora Suely Mendes – Secretária de Educação, Professora Maria Raimunda, Professora Leônia Eulálio Dantas Luz Costa, Professor Joaquim Lourenço, Professor Frankle Rafael e Eduardo Santos).


Com o Tema Educação Integral: Perspectivas e Desafios, a II Formação Continuada do Programa Mais Educação contou com a participação especial da Professora Especialista Leônia Eulálio Dantas Luz Costa, Coordenadora da Rede Estadual do Programa Mais Educação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí – SEDUC, que proferiu a palestra sobre a Educação Integral, suas concepções, históricos e legislações, e ainda mostrou a experiência da política de Educação Integral no Piauí, e do Professor Especialista Benedilson Alves Ferreira que palestrou sobre a importância da Motivação no Trabalho.

Monitores, Professor Benedilson A. Ferreira, Professora Leônia Eulálio Dantas e Professora Edna Barbosa.


Durante o evento, os alunos do Programa Mais Educação das Unidades de Ensino Municipal: U.E XV de Agosto, U.E Professor Darcy Ribeiro, Escola João Reis e Escolinha Tia Rita mostraram belíssimas apresentações culturais, sendo bastante aplaudidos por todos.

Alunos do Programa Mais Educação da U.E XV de Agosto, durante a execução do Hino Nacional na abertura do evento.
  
Os alunos da U.E Professor Darcy Ribeiro, juntamente com a técnica e os monitores apresentaram uma bela peça teatral sobre o Mais Educação.
  
Alunos do Mais Educação da Escola João Reis sob o comando do monitor de Canto Coral fizeram uma linda apresentação cultural.
  
Apresentação das Alunas do Mais Educação da Escolinha Tia Rita chamou a atenção de todos pela excelente performance.

Durante o evento foi apresentado em primeira mão, pelo monitor de informática e letramento da U.E Nazaré Rodrigues, Flávio Anderson, o blog do Programa Mais Educação de Timon, criado especialmente para divulgar as ações realizadas pelo programa.  Você pode acessá-lo pelo seguinte endereço: http://maiseducacaotimon.blogspot.com/.


No período da tarde, foram realizadas as oficinas pedagógicas por atividades, esse momento foi reservado para os técnicos e monitores, juntamente com a coordenação do programa fizessem uma análise geral das atividades desenvolvidas nas escolas, no foram apresentados os relatórios das 12 oficinas pedagógicas. O Mais Educação é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Timon, que oferece atividades no contra turno para mais de 6.000 alunos de 27 Unidades de Ensino do município.


Mais Fotos do Evento
Professor Frankle Rafael e Professora Leônia Eulálio Dantas.

Equipe da Coordenação: Professoras Maria Marcolina, Maria da Cruz e Edna Barbosa.
  
Oficinas Pedagógicas.

Poeta timonense Barripi prestigiando o evento.

Agradecemos a todos os Diretores, Técnicos, Monitores, Alunos, pelo empenho e participação, a Secretária de Educação pela confiança, aos palestrantes pela disposição e contribuição, Departamento de Ensino, Assessoria de Planejamento, Divisão de Registro e Inspeção Escolar, Setor do Transporte Escolar pelo apoio, enfim todos os colaboradores que contribuiram com o sucesso da II Formação do Programa Mais Educação.

Equipe de Coordenação do Programa Mais Educação
SEMED - Timon.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

II Formação Continuada do Programa Mais Educação


Programação:

Primeiro Momento – 08:00 as 12:00

  • Abertura do Evento
  • Execução dos Hinos Nacional e de Timon pela Banda da U.E XV de Agosto
  • Falas: Secretária de Educação, Diretora do Departamento de Ensino, Coordenação do Programa Mais Educação.

Palestras:

1ª) Educação em Tempo Integral: Perspectivas e Desafios
Palestrante: Profª Esp. Leônia Eulálio Dantas Luz Costa
Coordenadora da Rede Estadual do Programa Mais Educação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí – SEDUC – PI

Momento Cultural: Apresentação de peça teatral dos alunos do Programa Mais Educação da U.E Profº Darcy Ribeiro

2ª) Postura no Trabalho
Palestrante: Profº Benedilson

Momento Cultural: Apresentação do Coral dos alunos do Programa Mais Educação da Escola João Reis

3ª) Motivação para o Trabalho
Palestrante: Profº Benedilson

Momento Cultural: Apresentação Cultural dos alunos do Programa Mais Educação da Escola Tia Rita

12:00 as 14:00 – Intervalo

14:00 as 17:00
Oficinas Pedagógicas por atividades.